SUCATA QUE VIRA JÓIA


Reciclar é a palavra de ordem.
Governo, Ogns, população, todos decidiram por fim salvar o planeta ameaçado pelos seus próprios habitantes.
Mas reciclar não é apenas uma atividade para catadores, agora reunidos em cooperativas, ou para grandes industrias de beneficiamento.

Como tudo, o exemplo começa em casa. Mas reciclar não é sinônimo de “usar cosa velha e feia”, reciclar é imitar a natureza transformando tudo em beleza.


Nesta primeira postagem sobre reciclar com arte, vou apresentar o trabalho de um artesão pernambucano que transforma sucata em belas jóias.



A matéria prima principal é comprada em comércio de ferro velho.
São chapas, tubos, utensílios, arames, etc. de cobre ou bronze que já tiveram sua utilidade e agora terão uma nova vida quando transformados pelas mãos do artista.

Com paciência e muita criatividade, as velhas peças vão se transformando em pingentes, brincos, brazeletes.



A maioria recebe pedras naturais como esmeraldas, crisopacios, quartzos, ametistas.

Todas as peças são confeccionadas manualmente, uma a uma, por isso não tem duas peças iguais, podem ser muito parecidas, mas nunca idênticas.





Algumas peças são verdadeiras obras de arte como este pingente com uma escultura de jaspe imitando um besouro, preso à base pelas patinhas feitas em prata.

A prata também tem seu lugar.
Algumas peças levam um tratamento exclusivo com prata.

Gostou? compartilhe, faça um comentário, seja um(a) seguidor(a)
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a) ao blog. Os comentários podem demorar em aparecer porque passam primeiro pela minha caixa de correio antes de serem publicados.